sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Reportagem #2


Gravidez na adolescência é discutida durante seminário em Porto Velho

Propostas de ações de prevenção serão apresentadas.
Segundo a Semusa, 30% dos casos de gravidez são de adolescentes.

Larissa Matarésio Do G1 RO
Comente agora
Seminário em Porto Velho discute gravidez na adolescência (Foto: Larissa Matarésio/G1)Seminário em Porto Velho discute gravidez na
adolescência (Foto: Larissa Matarésio/G1)
Diante dos números que apontam crescimento de partos em adolescentes, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho promove nesta quarta-feira (15) o I Seminário Municipal de Gravidez na Adolescência. De acordo com a Semusa, 30% dos partos realizados na Maternidade Municipal Mãe Esperança, na capital, são em adolescentes.
O evento, que ocorre no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reúne representantes da Semusa, Ministério Público Estadual, Juizados, Associações de Pais e Mestres, professores, profissionais da saúde e da educação para entender os problemas e as soluções envolvidos na situação da gravidez em adolescentes.
Segundo o secretário da Semusa, Williames Pimentel, o seminário é o primeiro passo do município para a solução do problema. "Aqui estamos em busca de ações voltadas a solução do problema que tem crescido em Porto Velho. Cada vez mais jovens têm tido filhos ainda na adolescência. Os partos em jovens corresponde à 30% dos casos na Maternidade Municipal Mãe Esperança, e isso tem que mudar", ressalta.
De acordo com Williames, a média nacional de gravidez na adolescência é de 2,8%, enquanto na Amazônia o índice sobe para 4,2%.
"O problema deve ser visto por toda a sociedade, como um todo, são ações que envolvem a saúde, a educação e a família. É necessário trabalhar em conjunto para solucionar e melhorar a qualidade de vida dessas jovens", explica Pimentel.
A professora da rede pública,Maria do Carmo Farias diz que é importante este tipo de discussão. "Com cada vez mais casos de meninas grávidas, é necessário que tenhamos abertura e treinamento para lidar com a situação, e a educação é um forte aliado na construção de uma nova realidade para estas jovens", afirma.

 http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2012/08/gravidez-na-adolescencia-e-discutida-durante-seminario-em-porto-velho.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário