sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Entrevista:

Nome: Gabriela Ferreira
Idade: 18 Anos
Signo: Sagitário
Onde mora? Osasco, SP
Hobby? Cozinhar ouvindo música
Casada? Com quem? Há quanto tempo? Não, Namoro com o Gabriel, pai do bebê há 1 ano.
Já tem outros filhos? Idade deles? Não. Mamãe de primeira viagem.
Profissão: Bancária
Está grávida há quanto tempo? 37 semanas – 8 meses
Será parto normal? Com certeza. Não julgo as meninas que escolheram a cesárea, mas eu acho o PN bem mais natural, como o próprio nome já diz, o corpo se prepara 9 meses para aquele momento então eu acho que tem que ser na hora em que seu corpo está pronto. É diferente vc escolher cesárea por motivo de saúde da mãe ou do bebe, mas se está tudo bem, acho que é melhor para os dois o PN.
Qual o sexo e o nome do bebê? Menino
Engravidou com quantos anos? Na semana em que tinha completado 18 anos
Qual foi o primeiro sentimento ao descobrir que estava grávida? MEDO! Muito medo, não lembro em toda minha vida ter sentido medo maior. Quando saiu o resultado foi como se o chão em baixo dos meus pés tivesse sumido, mil e uma coisas passando ao mesmo tempo na cabeça, coisas como aborto, adoção, ser mãe solteira, não ser uma boa mãe, ser expulsa de casa, as idéias todas vindo na mesma freqüência em que as lágrimas. 
Quem foi a primeira pessoa a saber? Foi um casal de amigos meu, o namorado de uma amiga trabalha em um hospital aqui de Osasco, então pedi para ele fazer o exame de sangue pra mim, eles que me deram a notícia. Fico arrepiada só de lembrar.
Anti-teenage-pregnancy-II-2A família reagiu como? Como foi a aceitação da família? A minha família reagiu super bem, ninguém me julgou ou criticou, muito pelo contrário sentamos todos e conversamos, acho que se todas as famílias reagissem assim, muita coisa não estaria como está hoje em dia. Já a família do meu namorado, não gostou nem um pouco da idéia, criticaram, falaram que nós éramos irresponsáveis e até a mãe dele me perguntava sobre aborto e tal, e queria levar o Gabriel embora, ela falava que ele não precisava disso e que se quisesse ele nunca mais precisaria ouvir falar no meu nome ou no bebê, que pra ela era um erro. E ainda acho que ela tem essa opinião.
Namora há quanto tempo? 1 ano.
Qual foi a reação do pai do bebê? Quando eu contei foi na praça de alimentação do shopping, ele ficou pálido e mudo, mas não me deixou sozinha em nenhum momento. Acho que isso me fortaleceu, saber que você não está sozinha foi uma ajuda incrível, saber que quando eu choro ele está lá.untitled
Pretende casar? Sim. No ano que vem.
Quais são seus planos após o parto? Acha que mudará muito sua vida? Não pretendo parar a faculdade, pois tudo que estou fazendo hoje é pensando no meu filho. Muita coisa já mudou e ele ainda nem nasceu, com certeza não sou mais a Gabriela que eu era há 1 ano atrás. Hoje tudo que faço, já faço pensando nele. Fico imaginando quando ele estiver aqui, minha vida vai ser outra, mas com certeza serei muito feliz, pq agora eu tenho uma família para chamar de MINHA.
Quais são os maiores medos de uma adolescente grávida? Os medos são muitos, mas acho que o pior é quando temos medo de ficar sozinhas. Ainda tenho esse medo, pois se não fosse o apoio de minha família e do Gabriel não sei se as coisas estariam como estão hoje. Outro medo forte é o medo do futuro, não saber como ele será, medo de não ter uma estabilidade para dar pro bebê, pq querendo ou não ainda somos adolescentes e muita coisa sobre a vida iríamos descobrir, mas engravidando pulamos essa fase, temos que virar mulher, independente de estarmos prontas ou não.
Usava algum método anticoncepcional? Eu tomava comprimido, só que quando eu comecei a tomar, lá pelos 11 anos, não foi com o intuito de prevenção de gravidez e sim por causa de um cisto que estava no meu ovário. Aí no começo do ano passado, eu fui largando e largando o remédio, e justo quando eu e meu namorado resolvemos fazer do “jeito errado” justo quando eu não tinha feito a tabelinha, deu no que deu. Bom hoje estamos colhendo o que nós plantamos, por isso hoje eu falo, sem camisinha e sem anticoncepcional não vira, por que a gente sempre acha q só vai acontecer com os outros, e hoje estou aqui, entrei para as estatísticas de adolescentes grávidas. Mas não me arrependo. 
Qual é a melhor parte de ser mãe? Bom, muita coisa eu ainda estou descobrindo, pois o Lucca ainda não nasceu, mas a coisa mais sem explicação e mais gostosa que eu já senti é a sensação de quando ele mexe, ou quando eu converso com ele e ele começa a chutar como se estivesse entendendo tudo o que eu estou falando, nossa isso é mágico, contar os dias para fazer o Ultrassom, só para ver ele e ficar HORAS imaginando como vai ser seu rostinho, é estou prestes a descobrir, começo de setembro meu pequenininho chega.
O que te preocupa mais no futuro do seu filho? Acha que o mundo estará melhor para ele? O que me preocupa mais é o rumo que o mundo está tomando, antes eu nem ligava muito para isso, mas hoje quando assisto jornal, nossa começo a ficar desesperada e muitas e muitas vezes já me peguei chorando por me colocar no lugar daquelas mães, tanto aquelas que sofrem por ter um filho no mundo das drogas, quanto aquelas que vêem seus filhos pedirem algo como uma bolacha e elas não terem de onde tirar, isso é muito triste e tenho muito medo de passar por isso. Não parei de trabalhar e não vou, por que quero que meu filho tenha tudo e saiba da realidade do mundo para saber dar valor as coisas. É triste saber que enquanto muitos tem tudo outros tantos não tem nada, o mundo é mesmo injusto, e a cada dia piora, e sei que quando meu filho tiver a minha idade dificilmente o mundo estará melhor, não enquanto as pessoas olharem apenas para o seu umbigo e esquecer que existem outras pessoas também.
Os amigos se afastaram de você? Sim. Muitas garotas que eu conheci na escola e se diziam minhas amigas, hoje quando encontro na rua ou no shopping elas entram na primeira loja que vêem e ficam olhando com cara de que se falassem comigo, elas também ficariam grávidas. Fala sério né? No começo eu ficava super chateada e chegava em casa chorando, hoje não ligo e o que me ajudou muito foi várias meninas que conheci na net e que também passam por isso, ajuda muito essa troca de experiências. 
Qual a sensação de estar perto de conhecer o maior amor da sua vida? É uma ansiedade que não tem fim. Não vejo a hora de minha bolsa estourar rsrs. É incrível saber que tem um coraçãozinho batendo dentro de você que não é seu e mais lindo é você no decorrer dos nove meses amar ele/ela como se fosse tudo na vida e em muitos casos eles nem estavam nos nossos planos, mas é um amor incondicional, daqueles que você dá a vida e sem pensar duas vezes.
untitled2
Se arrepende de alguma coisa? Não vou negar que eu poderia estar passando por isso com uns 24 anos, mas veio um pouquinho mais cedo e claro sem planejamento nenhum. Mas passado o susto, digo que não me arrependo de nada não. Passaria por tudo de novo.
Deixe um recado para as mulheres especiais do Acessório Feminino. Bom, meu recado vai para as adolescentes que estão grávidas e para as que não estão. Se você está, ame seu ou sua pequenina com todo amor que você tiver no seu coração, pois tudo que você ensinar refletirá no seu futuro. E se você não está, se cuide pois ser mãe é uma dádiva, mas nessa idade é tudo mais difícil, pois você não tem maturidade suficiente, em alguns casos ainda não trabalha e ainda tem os estudos. Então se cuidem pois filho é para a vida inteira. E muito obrigada pelo Acessório Feminino pela entrevista pois é muito importante esse assunto, gravidez na adolescência que ainda possui muitos tabus. Beijos.


 http://www.acessoriofeminino.com/2010/08/31/entrevista-gabriela-uma-mae-adolescente/

Nenhum comentário:

Postar um comentário