sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Conclusão

          Ao concluir esse trabalho, conclui feliz com resultado e preocucada com as pesquisa.
         Nesse trabalho podemos ver repotagens sobre o assunto, gráficos o que mostra que o Brasil só aumenta o número de jovens grávidas. No início começamos a introdução com pergunta do estilo: Por que os números não param de crescer? Não há uma maneira exata de se responder pois, há muiots fatora mais o que mais chama a atenção é que nunca deixo de existir informação mas os jovens ainda estão com o negativo pensamento de que pode acontecer com os outros mas não acontece comigo.
       Nas entrevista vimos que nenhuma gravidez foi planejada e maioria dos casos são assim, muitos dizem ser planejados mais no fundo não tem noção do quanto pode ser prejudicial á sua vida. Ter uma criança não é só aguenta-la no útero por 9 meses , mais sim ter dignas condições de cria-lá de ama-la de dar carrinho . Lembre-se essa criança é a única inocente na história pois ela não nasceu de vontade própia e nem pediu para se formada. Vale a pena tira-la? Você já parou para pensar que se sua mãe tive te tirado você não estaria vivo. 
       A contracpção hoje em dia está cada vez mais simples de adquir as camisinhas e pílulas são distribuídas gratuitamente pelo SUS. Mas sabemos que a saúde do nosso país não é de melhor qualidade e há sim a falta desses métodos, mas isso não justifica uma relação sexual sem proteção. Também vimos que nos gráfico a maior causa da gravidez precoce é a falta de responsabilidade, pois os jovens acham que acontecem com os outros e não acontece com ele, é um pensamento totalmente ruim pois não importa a data um relação sexual sem proteção pode sim dar em resultado uma gravidez precoce assim com pode haver o contágio de DST.
       Devemos pensar bem nos nossos atos pois as consequencias e riscos podemos levar para a vida toda assim como uma relação desprotegida você pode ter um filho ele vai para o resto de sua vida ou haver o contágio de uma DST que pode te levar até a morte. Pense Reflita e Previna.

Reportagem #2


Gravidez na adolescência é discutida durante seminário em Porto Velho

Propostas de ações de prevenção serão apresentadas.
Segundo a Semusa, 30% dos casos de gravidez são de adolescentes.

Larissa Matarésio Do G1 RO
Comente agora
Seminário em Porto Velho discute gravidez na adolescência (Foto: Larissa Matarésio/G1)Seminário em Porto Velho discute gravidez na
adolescência (Foto: Larissa Matarésio/G1)
Diante dos números que apontam crescimento de partos em adolescentes, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho promove nesta quarta-feira (15) o I Seminário Municipal de Gravidez na Adolescência. De acordo com a Semusa, 30% dos partos realizados na Maternidade Municipal Mãe Esperança, na capital, são em adolescentes.
O evento, que ocorre no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reúne representantes da Semusa, Ministério Público Estadual, Juizados, Associações de Pais e Mestres, professores, profissionais da saúde e da educação para entender os problemas e as soluções envolvidos na situação da gravidez em adolescentes.
Segundo o secretário da Semusa, Williames Pimentel, o seminário é o primeiro passo do município para a solução do problema. "Aqui estamos em busca de ações voltadas a solução do problema que tem crescido em Porto Velho. Cada vez mais jovens têm tido filhos ainda na adolescência. Os partos em jovens corresponde à 30% dos casos na Maternidade Municipal Mãe Esperança, e isso tem que mudar", ressalta.
De acordo com Williames, a média nacional de gravidez na adolescência é de 2,8%, enquanto na Amazônia o índice sobe para 4,2%.
"O problema deve ser visto por toda a sociedade, como um todo, são ações que envolvem a saúde, a educação e a família. É necessário trabalhar em conjunto para solucionar e melhorar a qualidade de vida dessas jovens", explica Pimentel.
A professora da rede pública,Maria do Carmo Farias diz que é importante este tipo de discussão. "Com cada vez mais casos de meninas grávidas, é necessário que tenhamos abertura e treinamento para lidar com a situação, e a educação é um forte aliado na construção de uma nova realidade para estas jovens", afirma.

 http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2012/08/gravidez-na-adolescencia-e-discutida-durante-seminario-em-porto-velho.html

Gráfico #6

 

 Esse gráfico mostra que as escolas privadas acham que não vai acontecer com elas pelo alto nivel social e cultural, já é nas escolas públicas que acontecem os maiores números.

Gráficos #5

 

 Nesse gráfico mostra os motivos que levam a jovem á pratica do aborto. Lembrando que o aborto é crime e ilegal, pense antes de fazer essa burrice, você está colocando a sua vida em risco.


 

Gravidez na adolescencia

Métodos contracptivos:

      Métodos contracptivos são métodos que evitam a gravidez ,e tem como função impedir o contato do espermatozóide e óvulo. Existe vários métodos:

Métodos Comportamentais:

Esses métodos baseiam-se na obervação das característica do ciclo menstrual, com abstinência   sexual durante esse periodo.

- Tabelinha:
Consiste no cálculo do provável dia da ovulação e a abstinência sexual durante 7 dias. É um método inseguro já que a  menstruação pode ocorrer tanto antes quanto depois.

- Temperatura Basal:
Esse método consiste em medir a temperatura no mesmo horário todos os dia. Por que no periodo fértil há um crescimento de 0,3 °C.

-Muco Cervical:
Quando o periódo fértil se aproxima a secreção vaginal aumenta ( é possível fazer um fio abrindo os dedos), durante e depois da menstruação a vagina fica muito rescecada e o muco vai aumentando.

-Coito interrompido:
Consiste na retirada do pênis da vagina antes da ejaculação. o Homene necessita de auto-controle pois pode acontecer de não der tempo da retirada do pênis.

Método Barreira:

- Camisinha:
Existem modelos femininos e masculinos. É o método mais ultilizado e mais seguro pois trata tanto de uma gravidez indesejada quanto de um possível contágio de DST'S 

- Diafragma:
Consiste em uma anel de borracha ou silicone que recobre o colo uterino não deixando passar  o espermatozóide.  

- Esponja: 
E um pequena esponja com espermicida. é descartável e de fácil colocação.

- Espermicida:
São substâncias que matam os espermatozóides.   

- Dispositivo Intra-Uterino (DIU);
É um dispositivo feito de cobre, que é colocado no útero .

 Contracepção Hormonal:

- Contracptivos Orais (pílulas):
Provoca alteração hormonal, fazem a mulher não ovular, a taxa de possível gravidez.

- Contracptivos injetáveis:
Consiste em injetar hormônios promove o mesmo efeito da pílula.

- Implantes:     
São capsulas injetada  debaixo do braço, tem alta eficância.

- Anel vaginal:
São aneis de material plástico que contém hormônios. São inseridos na vagina onde fica por três semanas.

- Adesivos cutâneos:
São adesivos inseridos na pele que tem alta efiância.

- Pílula do dia seguinte.
Deve ser tomada até 72 horas após o ato sexual sem proteção, pode causar irritações e efeitos colaterais.

Contracpção cirúrgica:
Contracepção definitiva, não havendo reversão.



 


WWW. boasaude.oul.com.br
        

Gravidez na adolescência - Estatística aumenta em Confresa

Gráfico #4






 


Esse gráfico mostra uma notícia boa, o números de grávidas adolecentes teve uma significante queda , e que as informações prestadas estão sendo absorvidas e por consequencias os números diminuidos.

Imagem #2

 


Esse imagem reflete tudo o que foi tratado nesse blog, que a gravidez não é brincadeira , que requer condições e responsabilidades que não é simplismente ter uma criança mais si uma vida está em suas mãos uma responsabilidade e tanta, então concientize-se preserve-se previna-se!

Gráficos #3

 

Nesse gráfico podemos ver onde o percentual de gravidez na adolecência é maio, temos como resultado e um percentual maior São Paulo, devido a sua grande população.

Incidencia de Gravidez no Brasil:

   
No Brasil tem sido referido aumento da incidência da gravidez nesta faixa etária, com cifras que vão de 14 a 22%. Alguns estudos têm sido realizados, sugerindo a necessidade de estratégias para a prevenção devido às repercussões negativas sobre a saúde do binômio mãe-filho e principalmente, sobre as perspectivas de vida futura de ambos.
As tentativas de prevenção devem levar em consideração o conhecimento dos chamados fatores predisponentes ou situações precursoras da gravidez na adolescência, tais como: baixa auto-estima, dificuldade escolar, abuso de álcool e drogas, comunicação familiar escassa, conflitos familiares, pai ausente e ou rejeitador, violência física, psicológica e sexual, rejeição familiar pela atividade sexual e gravidez fora do casamento. Tem sido ainda referidos: separação dos pais, amigas grávidas na adolescência, problemas de saúde e mães que engravidaram na adolescência. Por outro lado, alguns estudos sugerem que, entre as adolescentes que não engravidam, os pais têm melhor nível de educação, maior religiosidade e ambos trabalham fora de casa.


http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-72032006000800001&script=sci_arttext

Entrevista:

Nome: Gabriela Ferreira
Idade: 18 Anos
Signo: Sagitário
Onde mora? Osasco, SP
Hobby? Cozinhar ouvindo música
Casada? Com quem? Há quanto tempo? Não, Namoro com o Gabriel, pai do bebê há 1 ano.
Já tem outros filhos? Idade deles? Não. Mamãe de primeira viagem.
Profissão: Bancária
Está grávida há quanto tempo? 37 semanas – 8 meses
Será parto normal? Com certeza. Não julgo as meninas que escolheram a cesárea, mas eu acho o PN bem mais natural, como o próprio nome já diz, o corpo se prepara 9 meses para aquele momento então eu acho que tem que ser na hora em que seu corpo está pronto. É diferente vc escolher cesárea por motivo de saúde da mãe ou do bebe, mas se está tudo bem, acho que é melhor para os dois o PN.
Qual o sexo e o nome do bebê? Menino
Engravidou com quantos anos? Na semana em que tinha completado 18 anos
Qual foi o primeiro sentimento ao descobrir que estava grávida? MEDO! Muito medo, não lembro em toda minha vida ter sentido medo maior. Quando saiu o resultado foi como se o chão em baixo dos meus pés tivesse sumido, mil e uma coisas passando ao mesmo tempo na cabeça, coisas como aborto, adoção, ser mãe solteira, não ser uma boa mãe, ser expulsa de casa, as idéias todas vindo na mesma freqüência em que as lágrimas. 
Quem foi a primeira pessoa a saber? Foi um casal de amigos meu, o namorado de uma amiga trabalha em um hospital aqui de Osasco, então pedi para ele fazer o exame de sangue pra mim, eles que me deram a notícia. Fico arrepiada só de lembrar.
Anti-teenage-pregnancy-II-2A família reagiu como? Como foi a aceitação da família? A minha família reagiu super bem, ninguém me julgou ou criticou, muito pelo contrário sentamos todos e conversamos, acho que se todas as famílias reagissem assim, muita coisa não estaria como está hoje em dia. Já a família do meu namorado, não gostou nem um pouco da idéia, criticaram, falaram que nós éramos irresponsáveis e até a mãe dele me perguntava sobre aborto e tal, e queria levar o Gabriel embora, ela falava que ele não precisava disso e que se quisesse ele nunca mais precisaria ouvir falar no meu nome ou no bebê, que pra ela era um erro. E ainda acho que ela tem essa opinião.
Namora há quanto tempo? 1 ano.
Qual foi a reação do pai do bebê? Quando eu contei foi na praça de alimentação do shopping, ele ficou pálido e mudo, mas não me deixou sozinha em nenhum momento. Acho que isso me fortaleceu, saber que você não está sozinha foi uma ajuda incrível, saber que quando eu choro ele está lá.untitled
Pretende casar? Sim. No ano que vem.
Quais são seus planos após o parto? Acha que mudará muito sua vida? Não pretendo parar a faculdade, pois tudo que estou fazendo hoje é pensando no meu filho. Muita coisa já mudou e ele ainda nem nasceu, com certeza não sou mais a Gabriela que eu era há 1 ano atrás. Hoje tudo que faço, já faço pensando nele. Fico imaginando quando ele estiver aqui, minha vida vai ser outra, mas com certeza serei muito feliz, pq agora eu tenho uma família para chamar de MINHA.
Quais são os maiores medos de uma adolescente grávida? Os medos são muitos, mas acho que o pior é quando temos medo de ficar sozinhas. Ainda tenho esse medo, pois se não fosse o apoio de minha família e do Gabriel não sei se as coisas estariam como estão hoje. Outro medo forte é o medo do futuro, não saber como ele será, medo de não ter uma estabilidade para dar pro bebê, pq querendo ou não ainda somos adolescentes e muita coisa sobre a vida iríamos descobrir, mas engravidando pulamos essa fase, temos que virar mulher, independente de estarmos prontas ou não.
Usava algum método anticoncepcional? Eu tomava comprimido, só que quando eu comecei a tomar, lá pelos 11 anos, não foi com o intuito de prevenção de gravidez e sim por causa de um cisto que estava no meu ovário. Aí no começo do ano passado, eu fui largando e largando o remédio, e justo quando eu e meu namorado resolvemos fazer do “jeito errado” justo quando eu não tinha feito a tabelinha, deu no que deu. Bom hoje estamos colhendo o que nós plantamos, por isso hoje eu falo, sem camisinha e sem anticoncepcional não vira, por que a gente sempre acha q só vai acontecer com os outros, e hoje estou aqui, entrei para as estatísticas de adolescentes grávidas. Mas não me arrependo. 
Qual é a melhor parte de ser mãe? Bom, muita coisa eu ainda estou descobrindo, pois o Lucca ainda não nasceu, mas a coisa mais sem explicação e mais gostosa que eu já senti é a sensação de quando ele mexe, ou quando eu converso com ele e ele começa a chutar como se estivesse entendendo tudo o que eu estou falando, nossa isso é mágico, contar os dias para fazer o Ultrassom, só para ver ele e ficar HORAS imaginando como vai ser seu rostinho, é estou prestes a descobrir, começo de setembro meu pequenininho chega.
O que te preocupa mais no futuro do seu filho? Acha que o mundo estará melhor para ele? O que me preocupa mais é o rumo que o mundo está tomando, antes eu nem ligava muito para isso, mas hoje quando assisto jornal, nossa começo a ficar desesperada e muitas e muitas vezes já me peguei chorando por me colocar no lugar daquelas mães, tanto aquelas que sofrem por ter um filho no mundo das drogas, quanto aquelas que vêem seus filhos pedirem algo como uma bolacha e elas não terem de onde tirar, isso é muito triste e tenho muito medo de passar por isso. Não parei de trabalhar e não vou, por que quero que meu filho tenha tudo e saiba da realidade do mundo para saber dar valor as coisas. É triste saber que enquanto muitos tem tudo outros tantos não tem nada, o mundo é mesmo injusto, e a cada dia piora, e sei que quando meu filho tiver a minha idade dificilmente o mundo estará melhor, não enquanto as pessoas olharem apenas para o seu umbigo e esquecer que existem outras pessoas também.
Os amigos se afastaram de você? Sim. Muitas garotas que eu conheci na escola e se diziam minhas amigas, hoje quando encontro na rua ou no shopping elas entram na primeira loja que vêem e ficam olhando com cara de que se falassem comigo, elas também ficariam grávidas. Fala sério né? No começo eu ficava super chateada e chegava em casa chorando, hoje não ligo e o que me ajudou muito foi várias meninas que conheci na net e que também passam por isso, ajuda muito essa troca de experiências. 
Qual a sensação de estar perto de conhecer o maior amor da sua vida? É uma ansiedade que não tem fim. Não vejo a hora de minha bolsa estourar rsrs. É incrível saber que tem um coraçãozinho batendo dentro de você que não é seu e mais lindo é você no decorrer dos nove meses amar ele/ela como se fosse tudo na vida e em muitos casos eles nem estavam nos nossos planos, mas é um amor incondicional, daqueles que você dá a vida e sem pensar duas vezes.
untitled2
Se arrepende de alguma coisa? Não vou negar que eu poderia estar passando por isso com uns 24 anos, mas veio um pouquinho mais cedo e claro sem planejamento nenhum. Mas passado o susto, digo que não me arrependo de nada não. Passaria por tudo de novo.
Deixe um recado para as mulheres especiais do Acessório Feminino. Bom, meu recado vai para as adolescentes que estão grávidas e para as que não estão. Se você está, ame seu ou sua pequenina com todo amor que você tiver no seu coração, pois tudo que você ensinar refletirá no seu futuro. E se você não está, se cuide pois ser mãe é uma dádiva, mas nessa idade é tudo mais difícil, pois você não tem maturidade suficiente, em alguns casos ainda não trabalha e ainda tem os estudos. Então se cuidem pois filho é para a vida inteira. E muito obrigada pelo Acessório Feminino pela entrevista pois é muito importante esse assunto, gravidez na adolescência que ainda possui muitos tabus. Beijos.


 http://www.acessoriofeminino.com/2010/08/31/entrevista-gabriela-uma-mae-adolescente/

Consequencia emocional a todos os envolvidos:


Uma gravidez precoce não só traz conseqüências a jovem e ao bebê como traz conseqüências as famílias.
Os pais da adolescente grávida são subitamente transformados em avós, em muitos casos terão que ser eles a assumir parcial ou integralmente a responsabilidade pelo neto. A adolescente grávida precisa de todo o apoio familiar, pois as mudanças físicas, psicológicas e sociais da adolescência, aliadas a uma gravidez precoce e à aproximação do parto desencadeiam na adolescente necessidade de afeto e apoio.
Muitos pais não aceitam que sua filha se torne mãe nessa faixa etária, muitos pais expulsam suas filhas de casa outros exijam que sua filha se case com seu parceiro outros pais apóiam a gravidez. Geralmente a mãe compreende mais a situação e geralmente apóia mais que o pai. 

Conseqüências Físicas e psicológicas:
- Muitos pais contraem depressão;
- Problemas psicológicos.
- Pais se sentem culpados por não ter educado seu filho.
- Separação de casais ( muitas mães apóiam as filhas já os pais não e há discussões e acaba havendo separação);

 http://pt.scribd.com/doc/2511270/Gravidez-na-adolescencia
 http://gballone.sites.uol.com.br/infantil/adolesc3.html

Consequencias Físicas, psicológicas e sociais de uma gravidez precoce:

Quando uma relação sexual tem resultado uma gravidez, gera conseqüências tardias ao longo do tempo tanto para o bebê quanto para a mãe. A adolescente poderá apresentar problemas psiquiátricos e de desenvolvimento, além de complicações da gravidez e no parto.

Conseqüências Psicológicas e sócias:

- Depressão e necessidade de intenso apoio e acompanhamento.
- As maiorias das jovens grávidas precocemente largam os estudos;
- Muitas não possuem uma instabilidade financeira;
- Mesmo que a jovem consiga um emprego, sua remuneração é baixa;
- Poderá ocorrer depressão pós-parto;
- Muitas jovens abandonam suas casas.
- Relação familiar péssima.

Conseqüências Físicas:

- Poderá ocorrer má formação congênita;
- Diabetes gestacional;
- Revolução hormonal
- Jovens grávidas nessa faixa etária apresentam mais chances de hemorragias ou problemas no parto.


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A carta do bebê para sua Mãe aborto.flv

O Aborto:

Atualmente no Brasil o aborto é considerado crime, exceto em duas situações: de estupro e de risco de vida materno. A proposta de um Anteprojeto de Lei, que está tramitando no Congresso Nacional, alterando o Código Penal, inclui uma terceira possibilidade quando da constatação anomalias fetais.
Esta situação já vem sendo considerada pela Justiça brasileira, apesar de não estar ainda legislada. Desde 1993, foram concedidos mais de 350 alvarás  para realização de aborto em crianças mal formadas, especialmente anencéfalos . Os juízes inicialmente solicitavam que o médico fornecesse um atestado com o diagnóstico da mal formação, além de outros três laudos para confirmação, um outro laudo psiquiátrico sobre o risco potencial da continuidade da gestação e um para a cirurgia. Ao longo deste período estas exigências foram sendo abrandadas.Em algumas solicitações os juízes não aceitaram a justificativa, e não concederam o alvará tendo em vista a falta de amparo legal para a medida. Em 2000 um advogado entrou com uma solicitação de medida liminar para impedir uma autorização de aborto de bebe anencéfalo no Rio de Janeiro. A mesma foi concedida.

No Brasil, estimativas realizadas em 2005 com base em internações hospitalares decorrentes de complicações provenientes de abortos registradas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) indicam que ocorrem cerca de 1,5 milhões de abortos a cada ano. É como se fosse eliminada totalmente a população de Porto Alegre, ou de Recife, ou de Campinas e Niterói juntas.
Cálculos do Ministério da Saúde, por sua vez, revelam que 3,7 milhões de mulheres entre 15 e 49 anos induziram aborto (7,2% do total de mulheres em idade reprodutiva). Estimativas de 2001 indicam que 10% das gestações acabam em aborto, que se constitui na quarta causa de óbito materno no país, vitimando 9,4 de cada 100 mil gestantes.
Estudiosos do tema acreditam que o número de interrupções não naturais da gestação é subestimado, pois a maioria das mulheres que fazem abortos recorre a clínicas clandestinas, somente procurando os serviços de saúde pública se algo der errado.


O impacto dos abortos ilegais é enorme e pode ser estimado por meio dos casos em que as gestantes têm complicações ─ que não conseguem solucionar sozinhas ou nas clínicas clandestinas ─ e acabam por ter que recorrer aos serviços de saúde. A realização de curetagens devido a abortos tem se tornado cada vez mais comum, sendo, de acordo com o Ministério da Saúde, o segundo procedimento obstétrico mais praticado no país, após os partos normais.
Apesar da enorme frequência de abortos no país, o Código Penal Brasileiro prevê uma pena de 1 a 10 anos de detenção, de acordo com a situação, como punição para o aborto. Além disso, afirma que a interrupção não natural da gravidez pode ocorrer apenas em duas situações: quando houver risco de morte para a gestante ou a gravidez for resultante de estupro. Contudo, mulheres presas por fazer abortos são uma raridade.

As razões do aborto

Mas o que faz uma mulher optar por interromper uma gravidez mesmo correndo riscos enormes para a sua saúde e até para a sua liberdade? Obviamente, nenhuma mulher em seu juízo perfeito escolheria realizar um aborto. Contudo, há uma série de outros fatores envolvidos.
Um estudo recentemente publicado traz uma série de novas pistas para se esclarecer os motivos e o perfil das mulheres que realizam abortos no Brasil. Essa pesquisa, coordenada por Débora Diniz, antropóloga da Universidade de Brasília (UnB), e por Marilena Corrêa, médica sanitarista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), avaliou mais de 2 mil estudos sobre o aborto no país. Os resultados contrariam o senso comum, segundo o qual esperaríamos uma maior taxa de abortos entre adolescentes e mulheres com pouco estudo, desempregadas, solteiras e não católicas.


 http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/por-dentro-das-celulas/aborto-no-brasil-mortes-em-silencio/

Riscos de uma gravidez precoce:


            Na adolescência o da jovem está se formando uma gravidez precoce pode oferecer risco tanto a mãe quanto ao filho.
             As doenças mais comuns são: pré-eclampsia, anemia, infecção urinária e vaginal e parto pré-maturo tudo pode ser evitado com um pré-natal bem feito.
             A maioria dos problemas e riscos ocorre no parto devido a fatores físicos da mãe, na maioria dos casos quando há risco muito grande é recomendado à cesariana.
           Os riscos ao recém- nascido é mais freqüente em gestantes dessa idade, a maior preocupação é devido ao parto pré-maturo, pois o bebê nasce com baixo peso e podem ocorrer sérias complicações.

Nesse gráfico mostra o quantas mulheres morrem devidos a problemas que atingiram-a no período gestacional , ocorrendo a morte.

Repotagem #1











GRAVIDEZ PRECOCE
Ingenuidade e 'pensamento mágico' são as principais causas da gravidez indesejada
Ricardo Lima/Folha Imagem


O diretor do Departamento de Tocoginecologia do Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), da Unicamp, João Luiz Pinto e Silva, 55, que coordenou a primeira pesquisa na década de 80 e orienta a que está em andamento, diz que a ingenuidade e o "pensamento mágico" das adolescentes, apesar da informação a respeito dos anticoncepcionais, gera novos casos de gravidez precoce ou indesejada.

Folha Online: Quais são os objetivos dessa nova pesquisa a respeito da gravidez na adolescência?

Pinto e Silva: O objetivo é determinar, na atualidade, entre grávidas adolescentes, mulheres de menos de 20 anos de idade, qual é o conhecimento e quais são as atitudes, as práticas em relação ao uso de anticoncepcionais. A gente parte do princípio de que grande parte dos adolescentes tem gravidez não planejada, indesejada.


Folha Online: O senhor fez uma pesquisa semelhante em 1978?

Pinto e Silva: Naquela época fizemos uma avaliação entre gestantes adolescentes, primigestas, que ficaram grávidas pela primeira vez, e naquela época tínhamos como expectativa que a maior parte delas nunca tinha ouvido falar em anticoncepcionais. Tivemos uma grande surpresa ao constatar que 90% das adolescentes grávidas conheciam pelo menos um anticoncepcional, a pílula.


Fazendo uma comparação entre as duas pesquisas, para o que aponta hoje a conclusão?

Pinto e Silva: Naquela época eu imaginava que elas não tivessem informação do uso de anticoncepcionais e de como evitar a gravidez. Elas tinham a informação, mas não tinham a educação transformadora, a atitude.

O que vimos depois de passados muitos anos, é que mesmo depois de abrir-se a discussão da sexualidade humana, com muito mais informação e acesso, com escolas passando a ter programas de educação sexual e com recursos para as pessoas buscarem essas informações, a situação continua a mesma.

Folha Online: Ainda falta a atitude?

Pinto e Silva: As adolescentes ainda não assumiram a atitude que faz a prática ser eficiente. Esse modelo chamamos de CAP (Conhecimento, Atitude e Prática). O indivíduo tem uma informação, que gera uma atitude -a de pôr em prática a informação.

Folha Online: Por que as adolescentes assumem, mas não praticam a informação?

Pinto e Silva: Quando você pergunta por que ela não usa o anticoncepcional, voltam os mesmos tipos de desculpas. Pelos dados preliminares que temos da nova pesquisa, 25% das adolescentes dizem que queriam ficar grávidas. As respostas ainda se repetem: "Eu achava que isso não ia acontecer comigo".

Acredito que isso aconteça pelo próprio desconhecimento da fisiologia ou pelo que chamamos de pensamento mágico da adolescentes. A dimensão temporal, a atitude, não são racionalizadas. Fica uma coisa meio mágica. Isso não vai acontecer comigo. Eu sou muito novinha...

Quando ela fala isso (muito novinha), está dizendo que para ela esse tipo de coisa de ficar grávida numa relação só acontece com mulheres adultas. E ela não se considera como tal.

Essa informação circula desde o início do uso do anticoncepcional e ela não é derrubada. Hoje existe um número fantasticamente grande de usuárias, mas isso não atende a necessidade da quantidade de gravidez indesejada que existe por aí. É o medo de que aquilo faça mal. De qualquer forma, para o adolescente adquirir o anticoncepcional tem ainda um custo emocional...

http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/gravidez_precoce-entrevista.shtml

Um pouco de humor:

 

Esse gráfico é divertido mais mostra uma preocupação verdadeira muitos  casai ficam contando os dia e as horas para ver se a menstruação da mulher já veio para saber se está gravida ou não.

Gráficos #1


Gráficos:



                     Nesse gráfico mostra a situação das jovens atuais,e como justificam a gravidez precoce.



                 Logo separaram por faixa etária as causas acima sitadas. O que mostra que a maioria age sem pensar nas consequencias.


http://professorasdunga.blogspot.com.br/2010/08/dados-de-garavidez-na-adolescencia.html

Quadrinhos:

 

Nessa imagem esta tudo muito claro de como os adolecentes agem hoje em dia, mas a troco de que? Não ha uma reposta como podem não perceber que uma gravidez indeseja e precoce pode acabar com a sua vida ?

Causa da gravidez precoce:


Causas da Gravidez Precoce:

         Segundo os quais a ultilização de métodos contracptivos na adolecência, não ocorre de modo eficaz devido a fatores psicológicos e físicos da adolescência. Geralmente as jovens negam a possibilidde de engravidar. A não proteção em uma  atividades sexual nessa faixa etária é geralmente justificado pela falta de uso rotineiro de anticoncpcional ou não saber usar corretamente outros métodos de proteçãoe prevenção.
         A maioria não se sente a vontade de declarar sua vida sexual, por isso muitas as vezes a jovem não pede a mãe para que a leve ao médico para receitar um anticoncpcional adequado porque tem medo de assumir uma vida sexual ativa, e muitos jovens não se sentem confortados pra pedir ao pai ou até mesmo a um amigo como se usar uma camisinha. A gravidez pode ter como fator a falta de diálogo e estrutura familiar. Quanto maior as informações e acesso a camisinha em qualquer posto de saúde não para de crescer os índices de gravidez precoce. A queda dos comportamentos conservadores e a quebras de tabu e a liberdade idealizada combinada com a não ultilização de métodos contracptivos. Cada dia a atividade sexual infantil e juvenil cresce e consequentemente haja um significante aumento do número de gravidás na adolescência.

 

http://sidnaidques.blogspot.com.br/2011/03/gravidez-vivida-na-adolescencia.html

Imagem #1



 

Gravidez Na Adolescencia

Gravidez Precoce:

             A gravidez precoce é uma das ocorrência mais preocupante relacionadas a sexualidade da adolecência, com sérias consequencias para a vida dos adolecentes envolvidos de seus filhos que nascerão e de suas famílias. Esse tipo de gravidez em geral não foi planejada nem desejada e acontece em meio a relacionamentos sem estabilidade. No Brasil os números são alarmantes. Outro fator que deve ser ressaltado é o afastamento dos membros da familia e a desestruturação familiar, seja por separação ou pelo corre- corre do dia-dia, os pais estão cada vez mais afastado de seus filhos. Isso além de dificultar o diálogo de pais e filhos dá ao adolecente uma liberdade sem responsabilidade. Ele passa, muitas vezes a não tera quem dar satisfação de sua rotina diária, vindo procurar os pais apenas quando o problema já se instalou. No Brasil a cada cerca de 20% das crianças que nascem são filhos de adolecentes. A grande maioria dessas adolecentes não tem condições financeiras nem emocionais para assumir tamanha responsabilidade e por causa da reprenssão familiar, muitas delas fogem de casa e quase todas abandonam os estudos. A Pesquisa Nacional em Demografia e saúde, de 1996, mostrou dados alarmantes; 1% das adolecentes já tinha pelo menos um filho e as joves mais pobres apresentavam fecundidade dez vezes maior. Nesses cinco anos, 50 mil adolecentes foram parar nos hospitais públicos devido a complicações de abortos clandestinos. Quasetrês mil na faixa dos 10 a 14 anos. Um outro problema é a rejeição da família. Ainda são muito comuns pais que abandonam seus filhos nesse momento tão difícil, quando deviam propiciar atençãp e assitência. Há que se pensasse não é o momento de castigar, pelo menos não desta forma o filho ou filha, e a sociedade tem passado por profundas mudanças em sua estrutura inclusive aceitando "goela abaixo" a sexualidade na adolescencia e consequentemente também a gravidez na adolescência. Por tanto medida em que os tabus e mitos vão sendo destruidos a atividade sexual e a gravidez na infância e juventude vem aumentando. Os fatores pelos quais ocorre a gravidez são vários, seguindo os quais a ultilização de métodos contraceptivos não ocorre de modo eficaz na adolescência , inclusive devido a fatores psicológiocs pertencentes a adolecência. Mas ainda há jovens que negam a possibilidade da gravidez acontecer com elas . Uma vez constatada a gravidez a familia se for capaz de acolher o novo fato com harmonia, respeito, colaboração e paz normalmente não gera grandes problemas.


terça-feira, 14 de agosto de 2012

Gravidez Precoce X Gravidez Indesejada

         A gravidez precoce é tamem conhecida como gravidez na Adolecencia, ou seja como já diz o nome ocorre na adolescencia.
        Gravidez Indesejada, pode acontecer em qualquer idade pois não é uma gravidez planejada. Por isso a gravidez precoce pode ser tanto desejada quanto indesejada!

De repente, gravída!!

              Se por algum motivo o método anticoncepcional que você usa não surtiu efeito, ou seu parceiro não usou camisinha emfim. Você descobre que está gravída!
               Nessa hora ínumeras perguntas e questionamentos que não foram pensão no ato.
              O que será de min? O que eu vou fazer? Como vou contar aos meus pais?
              As jovem que descobrem a gravidez precocimente a ficar com medo de muitas coisas. Primeiro a jovem tem que ter em mente que a culpa não é só dela e ela não fez esse filho sozinha e a responsabilidade não é só sua. Tome coragem e enfrente a situação.


 
 

Quando é a hora de transar?

           Não há uma regra especial, que determine a hora exata de transar mais ai vai algumas dicas:
  •   Se você não sabe a hora de transar é por que não é a hora.
  •   Se você não está segura de si ou do seu corp, obviamante não é a hora.
  •   Esteja segura da pessoa que escolheu.
  •   Com certeza a sua primeira relação sexual deve-se depois de uma consulta ao médico onde ele vai lhe explica higiene e óbvio um método contraceptivo confiável.
  •    Se seu parceiro não sabe ou não está pronto para usar a camisinha, obviamente não é a hora.

            Coisa a pensar antes de transar:
     
             Por mais que você use um método anticoncpcional exija que seu parceiro use a camisinha isso por que:
  •   Há risco de acontecer contágio de doenças sexualmente transmissível (DST).
  •   A camisinha junto com outros métodos contaceptivos aumenta aa eficância eontra uma gravidez indesejada e precoce

          SAIBA QUE: 
  • Sim, é possível engravidar e contrair uma DST na primeira relação sexual;
  • Sim, é possível engravidar, transando durante a menstruação;
  • Sim, é possível engravidar transando antes da 1º menstruação; 
 

Sexualidade!!

     Sexualidade:
               Não é apenas seu corpo que muda durante a adolescência, mas o modo como você pensa, como você age e como você se relaciona com todo mundo. Derepente você começa a pensar em coisas que não pensava, começa a sentir algo diferente por uma pessoa. A adolescência é a época de você se descobrir, de conhecer novas pessoas de você namorar e se divertir. As vezes você muda tanto que nem você se conhece. Pode se tornar uma experiência, surpreendente, masa ás vezes pode ser desagradável.

   Você se desenvolve diferente:
                Talvez você olhe para a sua amiga e sinta aquela "inveja" por que ela tem mais seios que você, ou talvez ela já tenha mesntruado e você com 13 anos e nada, ela pensa em sexo e você não. Nessa época de sua vida os hormônios estão a todo vapor, acalme-se, nínguem é igual a ninguem, você se desenvolve diferente delas. Acalme-se sua hora vai chegar!!

     Pensar em sexo:
                  Na adolescência os hotmônios estão trabalhando, com isso vem transformações vicíveis no seu corpo e na sua mente. Lembre que não há nada de errado pensar em sexo. Mas se derepente esse pensamento toma conta de você, e você está "agitada". Acalme-se é só uma fase, ela vai passar. Uma hora você passa a entender e controlar algumas funções do seu corpo.

 

Diversão #2


Hormônio!!

           São responsáveis por grandes mudanças no nosso corpo.
           Hormônio, produzem diversar transformações e relações no organismo, os hormônios colaboram para manter o equilíbrio interno do corpo. As glândula produzem os hormônios. Cada hormônio é responsável por um tecido. É os hormônios que controlam o ciclo menstrual da mulher é os hormônios que fazem a mulher passar pela temida "TPM".
        
  • Principal hormônio masculino é o TESTORENA;
  • Principal hormônio feminino é o ESTROGÊNIO;

Poemas!!


Adolescência

Eternas confusões
de pensamentos e comportamentos,
Quem sou eu?
Qual a minha função no mundo que habita?
É algo que com certeza encomoda!
Ter alguém para conversar
nos alívia em partes desse peso jogado sobre nós!
Complicado ter 15 e acharem que
30 você tem!
Ou de uma outra forma com 17
acham que tens seus 10 aninhos ainda.
A adolescência
é a fase das mudanças,
comportamentais,
Por que eu não posso mais fazer isso?
físicas,
nossa cresceram pêlos...
e descobertas...
Longos anos de confusão mental,
mas muita diversão  e pouca responsabilidade!
Muitas mudanças com certeza...
Adolescência é a melhor
e também a pior fase
da vida!
Luiza Vilela
21/03/2009
 
 http://sitedepoesias.com/poesias/40210
 

Um pouco de humor!!


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A adolescencia em um minuto

Mudanças!!

           Essa é a fase onde nos começamos a nos descobrir!
           Começamos a ver que roupa  nos agrada, que estilo musical faz seu estilo, os garotos (as) com quem você se interessa e os tipos de amigos que você prefere andar. É a hora que as coisas que seu pai falava começa a fazer sentido, você passara a conversar menos com seus pais, pois acha que ele não irá te compreender.

         Na Adolescência:

             É na adolescência que são visíveis as transformações no seu corpo:


  •  Garotas:
                  - As mamas começam a se desenvolver;
                  - Pelos começam a surgir;
                  - E o início da mestruação ;

  • Garotos: 
                  -A voz começa a engrossar;
                  -Começa aparecer fios de barba;
                  -E tambem surgi as temidas espinhas;

 


Adolescência!!

          A adolescencia é um período de transição, onde o indivíduo assume algo diferente. Sofre perda do corpo infantil, que provocam mudanças psicológicas, como mudanças: início da menstruação, espinhas, pelos nas axilas. A adolescencia é uma fase bastante conturbada na maioria das vezes, em razão das descobertas, das ideias opostas ás dos pais e irmãos formação da identidade, fase na qual as conversas  envolvem namoro, brincadeiras e tabus. Define-se adolescencia como sendo uma etapa do desenvolvimento, que ocorre desde a puberdade a idade adulta.
         Muitas culturas reconhecem  essa fase da vida como a pessoa está se tornando adulta em variadas idades.
        Os aspectos físicos da adolescência são os componentes da puberdade, vivenciados de forma semelhante por todos od indivíduos. É neste contexto de alteração do própio corpo é tambem de uma maturação do nível do intelecto dos adolescente.

WWW.colegioweb.com.br/sexualidade/o-que-e-adolescencia


 
 

Introdução ao tema:

         Hoje em dia os jovens estão iniciando sua vida sexual cada vez mais cedo. Com isso vem riscos e consequencias que não são pensadas no ato. E derepente a jovem descobre que esta grávida! E um choque não só para a jovem como a todos os envoolvidos. O que será dessa jovem? O que será dessa criança? Como ela será criada?
         Nesse momento surge perguntas e preocupação que poderiam ser evitadas apenas pensando. Será que adianta expulsar a jovem de casa? Vale a pena pensar no aborto? Lembrando que o aborto é considerado ilegal pela lei . 
         A gravidez precoce vai muito além de gerar uma criança, envolve as condições físicas e psicológicas da futura mamãe, as consequencias físicas e psicológicas de todos os envolvidos diretamente e indiretamente, as condições financeiras e finalmente a saúde da criança que está a caminho e com certeza não tem culpa de nada, é uma criatura totalmente indefesa e inocente. 
        Vivemos em um mundo onde há muita informação, sempre vimos comerciais de importancia da ultilização da camisinha, onde são adquiridas e distribuidas, há palestras sobre a sexualidade nas escolas e uma consulta ao médico pode ser muito esclarecedora e claro o bom e velho diálogo com os pais .
       Cada dia que passa os tabus e verdades são sendo reveladas sobre o sexo e a sexualidade o que faz as pessoas perderem o medo, e correrem mais riscos. Também a má ultilização dos métodos contraceptivos aumenta os riscos e as probalidades.
       Mas com tanta informação os índices não param de subir, será culpa de quem? Dos pais? Dos filhos? Da sociedade? Do adolescente? Os jovens são culpados de acharem que isso nunca irá acontecer com eles?



domingo, 12 de agosto de 2012

Introdução Geral:

        O trabalho interdiciplinar de 2012, tem como tema "Os perigos da sociedade contemporanea". Nosso gurpo resolveu escolher o seguinte subtema: Gravidez Precoce.
        O por quê escolhemos esse tema não há em palavras como explicar, mas tentaremos. Esse tema com certeza emociona qualquer um pois uma vida totalmente inocente está prestes a conhecer esse mundo pertubado que nos vivemos.É um milagre, durante 9 meses a adolescente vai ter a opurtunidade de poder de carregar um bebê inocente . Quem não se emociona ao ver uma mãe proteger seu fiho? Bom na sociedade conteporanea, as estaticas não param de crescer, os dados são alarmantes os dados não param de aumenta e a cada dia que passa mais e mais casos acontecem..Será culpa de quem? Será irresponsabilade?
        Nesse blog temos a missão de fazer você que está lendo entender um pouco mais sobre o a Gravidez Precoce, de maneira simples e descontraída fazer vocês ficarem por dentro desse assunto. Por favor se sinta a vontade de perguntar de reclamar, a sua contribuição será mais do que ben-vinda!!


Obrigado!!!
Assinado: Grupo